Especialização em biossegurança hospitalar e laboratorial

Especialização em biossegurança hospitalar e laboratorial

Detalhes do curso

ESPECIALIZAÇÃO EM BIOSSEGURANÇA HOSPITALAR E LABORATORIAL

Coordenação: Luciana Cardoso Nogueira Londe – Drª em Genética e Bioquímica – UFU

Duração 15 meses

Titulação Especialista em Biossegurança hospitalar e laboratorial

Carga Horária: 360h

Modalidade Presencial

Previsão de início: Dezembro de 2017

Inscrição: R$ 90,00

Investimento: 1+14x 320,00

 

DOCENTE ÁREA DE PESQUISA
Poliane Osmira Rodrigues Sakon Mestre em ciências da nutrição
Luciana Cardoso Nogueira Londe Doutora em genética e bioquímica
Maria Lina de Santana Freitas Mestre em ciências da educação
Ilidiano Bráz Especialista em análise e perícia ambiental
Suzanne Ariadne de Souza Doutora em genética e melhoramento
Wesley Ferreira Roque Especialista em educação e matemática
Reginete de Jesus Paula Souza Especialização em urgência e emergência e UTI
Talita Antunes Doutora em ciências da saúde
Fernanda Alves Oliveira Mestre em biotecnologia

 

 MATRIZ CURRICULAR

  CONTEÚDOS CARGA HORÁRIA
  Epistemologia do Conhecimento Científico 40
Ética Profissional 20
  Saúde e Qualidade de Vida 20
Introdução à saúde e trabalho 20
Sistema Único de Saúde – Histórico e Princípios 20
Legislação Vigente em Segurança e Medicina do Trabalho 20
Biossegurança em Serviços de Saúde: Conceitos, Importância e Níveis 20
Métodos de Controle de Microrganismos 20
Epidemiologia e vigilância em saúde 20
Avaliação, prevenção e promoção da saúde ocupacional 20
Monitoramento clínico epidemiológico das populações humanas expostas a situações de risco – ocupacional e ambiental 20
Higiene no trabalho 20
Estratégias na Prevenção de Acidentes em Áreas de Risco 20
  Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 40
Estágio ou Projeto de Intervenção 40
                                                                                                                                                TOTAL 360

 

 

EMENTÁRIO

 

EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Processo de aquisição do conhecimento. Pensamento científico e ciência no mundo atual. Epistemologia da Ciência. A educação científica para a compreensão dos processos epistemológicos, metodológicos e ético-políticos envolvidos no conhecimento produzido pelo ser humano nas ciências empíricas. A função das descobertas, dos problemas, das hipóteses e teorias. Estabelecimento de relações entre concepções de Ciência e o fazer educativo.

 

ÉTICA PROFISSIONAL

A ética como valor de conduta na sociedade e no exercício profissional – reflexão e consequências. Análise da construção cultural de valores. A natureza e os fundamentos da ética profissional e suas problematizações.

 

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Estudo das políticas de saúde, epidemiologia, bioestatística, sociologia, antropologia e ética na área da saúde. Evolução histórica, indicadores de saúde, estudos epidemiológicos, medidas de doenças, questões relacionadas à associação e causalidade. Estudo dos modelos de atenção à saúde, planejamento e gestão no âmbito do Sistema Único de Saúde e o papel do profissional de saúde e agente político na construção de um novo paradigma.

 

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – HISTÓRICO E PRINCÍPIOS

A formulação de políticas de saúde. Processo saúde-doença. Histórico das políticas de saúde no Brasil. Organização e Funcionamento do Sistema Único de Saúde. Modelos de Atenção à Saúde. As políticas de saúde como indutoras para a formação e o trabalho das ocupações de nível médio em saúde.

 

LEGISLAÇÃO VIGENTE EM SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

Conceituação de Segurança. Normatização e Legislação Específica sobre Segurança e Higiene no Trabalho. Análise das Estatísticas. Órgãos Relacionados com Segurança no Trabalho e Organização na Empresa. Segurança em Atividades Extra-empresa. Seleção, Treinamento e Motivação de Pessoal. Sistemas de Proteção Coletiva e Equipamentos de Proteção Individual. Controle de Agentes Agressivos. Avaliação Ambiental. Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndios.

 

BIOSSEGURANÇA EM SERVIÇOS DE SAÚDE: CONCEITOS, IMPORTÂNCIA E NÍVEIS

Risco biológico e medidas de precauções básicas para a segurança individual e coletiva no serviço de assistência à saúde.

 

MÉTODOS DE CONTROLE DE MICRORGANISMOS

Mecanismos naturais de resistência. Fisiologia da resposta imune. Resposta humoral. Resposta celular. Reações antígeno-anticorpo. Imunopatologia.

Modalidade Médica: Microbiologia – Relações parasita-hospedeiro. Epidemiologia das doenças infecciosas. Principais grupos de bactérias, vírus e fungos causadores de doenças no homem. Métodos laboratoriais para diagnóstico dos agentes de doenças no homem.

 

EPIDEMIOLOGIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Introdução. Epidemiologia. Toxicologia. Perfil Epidemiológico da População Brasileira. O Meio Ambiente Laboral. Distúrbios Neurotoxicológicos.

 

INTRODUÇÃO À SAÚDE E TRABALHO

Apresentar os aspectos conceituais e históricos da relação entre saúde e trabalho, em sua articulação com a saúde ambiental, sob a ótica interdisciplinar da Saúde Coletiva; Estudar as situações de risco presentes nos ambientes de trabalho e formas de desenvolver uma investigação da história clínica que possa identificar exposições presentes e passadas a estes fatores de risco. Ambiente, trabalho e saúde – os riscos originários a partir do ambiente e do processo de trabalho: agentes químicos, biológicos, físicos, ergonômicos, acidentários / acidentes do trabalho: conceito, caracterização e ações de vigilância; definições de doença profissional e doença do trabalho; noções de legislação aplicada à saúde dos trabalhadores / anamnese ocupacional / Noções de toxicologia ocupacional e ambiental. Exposição, toxicodinâmica, toxicocinética e efeitos à saúde dos principais grupos de substâncias químicas: solventes, metais e agrotóxicos; Indicadores biológicos e de efeitos; Metodologias de monitoramento clínico para solventes, metais e agrotóxicos.

 

MONITORAMENTO CLÍNICO EPIDEMIOLÓGICO DAS POPULAÇÕES HUMANAS EXPOSTAS A SITUAÇÕES DE RISCO – OCUPACIONAL E AMBIENTAL 

 

Estudar os efeitos à saúde causados pelos fatores e situações de risco nos processos de trabalho em populações humanas expostas. Acidente com material perfurocortante; Câncer ocupacional e ambiental; Dermatoses ocupacionais; Efeitos do ruído e de temperaturas extremas; Efeitos sobre o Sistema Reprodutor; Hepatopatias tóxicas; Nefropatias tóxicas; Neurotoxicologia; Patologias osteomusculares relacionadas ao trabalho e Pneumopatias ocupacionais e Patologias psiquiátricas relacionadas ao trabalho.

 

AVALIAÇÃO, PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE OCUPACIONAL

Introdução. Serviços Especializados de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT. Programas de Prevenção e Controle de Riscos Ocupacionais. Programas de Promoção à saúde do Trabalhador. Procedimentos e Técnicas de Avaliação da Saúde do Trabalhador. Estratégias de Prevenção à Saúde Específicas de Algumas Áreas. Riscos e Acidentes na Enfermagem.

 

HIGIENE DO TRABALHO

INTRODUÇÃO. RISCOS X HIGIENE DO TRABALHO. Conceitos, classificação e reconhecimento. RISCOS FÍSICOS. Conceito, tipos, limites de tolerância, medidas de controle, normas regulamentadoras. Ruídos. Vibrações. Radiações. Consequências de temperaturas extremas – quente e frio. Pressões anormais. Umidade. RISCOS QUÍMICOS/ GASOSOS. Definição de contaminantes químicos e reconhecimento. Classificação das substâncias químicas de acordo com o efeito. Tolerância aos agentes químicos. Medidas de controle. VENTILAÇÃO. Importância da ventilação para o ser humano, equipamentos de controle. Conceito e aplicação da ventilação. A importância da mecânica dos fluidos. RISCOS BIOLÓGICOS. Definição e reconhecimento dos riscos biológicos. Classificação e ocorrência. Manuseio e medidas de controle. RISCOS RELATIVOS AO MANUSEIO, ARMAZENAGEM E TRANSPORTE DE SUBSTÂNCIAS AGRESSIVAS – INSALUBRIDADE/ PERICULOSIDADE. Combustíveis e inflamáveis. Sólidos Comuns (Combustíveis Sólidos). Destilação. Inflamação. Incandescência. Líquidos Inflamáveis (Combustíveis Líquidos). Ponto de Fulgor. Gases Inflamáveis (Combustíveis Gasosos). Limite de Explosividade. Materiais Químicos de Grande Risco. Sólidos Inflamáveis. Plásticos e Filmes. Agentes Oxidantes. Ácidos e Outros Corrosivos. Venenos. Substâncias Radioativas. Riscos relativos ao manuseio, armazenagem e transporte de substâncias agressivas. EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI. Principais EPIs utilizados na atualidade. PROGRAMAS DE SAÚDE DO TRABALHADOR. PPRA. Objetivos do programa. Objetivos intermediários. Metodologia. Obrigatoriedade da implementação do PPRA. Opções de implementação do programa PPRA. PCMSO. PCMAT. Obrigatoriedade. Análise de projetos. Vistoria do local. Reconhecimento e avaliação dos riscos. Elaboração do documento base. Implantação do programa. Elementos que devem constar no documento base. PCA. PPR. Objetivos. Responsabilidades. PPRPS. Medidas de proteção. Estrutura do PPRPS. Treinamento. Responsabilidades. INSPEÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO TRABALHO. Surgimento e evolução. Definições. Posição Institucional da Inspeção do Trabalho. Modalidade de fiscalização. Poderes e Funções dos Auditores-Fiscais do Trabalho.

 

ESTRATÉGIAS NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM ÁREAS DE RISCO

Medicina do trabalho e controle médico; riscos, segurança e programas educativos; CIPA; SESMT; EPIs; EPC´s, medidas de proteção; insalubridade, periculosidade e ergonomia.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Desenvolvimento de uma pesquisa com apresentação em formato de artigo ou monografia ou maquete ou outro formato condizente com a formação desejada.

 

ESTÁGIO OU PROJETO DE INTERVENÇÃO

Contato do acadêmico nos espaços de atuação do profissional. Elaboração de um projeto de intervenção numa das áreas de formação profissional.

 

INSCREVA-SE

Informações e Inscrições na secretaria da faculdade ou através do e-mail: posfacitec@facitec.net

Rua Cirilo Barbosa n° 46, Centro – Janaúba – MG

Tel: (38) 3821 6566 ou (38) 3821 1070

Informação do curso

  • Investimento:
  • Denominação:
  • Modalidade:
  • Duração:
  • Nível:
  • Vagas/semestral:
  • Turno:
  • Regime:
  • Forma de Acesso:
  • Ênfases:
  • Sistema de Matrícula:
  • Local:

Professores do Curso