Especialização em irrigação e gestão de recursos hídricos

Especialização em irrigação e gestão de recursos hídricos

Detalhes do curso

ESPECIALIZAÇÃO EM IRRIGAÇÃO E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

Coordenação: Luciana Cardoso Nogueira Londe – Drª em Genética e Bioquímica – UFU

Duração 15 meses

Titulação Especialista em Irrigação e gestão de recursos hídricos

Carga Horária: 360h

Modalidade Presencial

Previsão de início: Dezembro de 2017

Inscrição: R$ 90,00

Investimento: 1+14x 320,00

DOCENTE ÁREA DE PESQUISA
Arley Portugal Doutor em solos e nutrição de plantas
Ilidiano Bráz Especialista em análise e perícia ambiental
João Bastista Ribeiro da Silva Reis Doutor em irrigação e drenagem
Luciana Cardoso Nogueira Londe Doutora em genética e bioquímica
Maria Lina de Santana Freitas Mestre em ciências da educação
Maurício Mendes Cardoso Mestre em produção vegetal do semiárido
Ricardo Carreiro Neto MBA em gestão empresarial
Polyanna Mara de Oliveira Doutora em irrigação e drenagem
Adalberto Santos Pinto da Paixão Especialista
Wesley Ferreira Roque Especialista em educação e matemática
Joseilton Faria Silva Mestre em produção vegetal do semiárido
Ignácio Aspiazú Doutor em fitotecnia

 

 MATRIZ CURRICULAR

CONTEÚDOS CARGA HORÁRIA
Epistemologia do Conhecimento Científico 40
Ética Profissional 20
Raciocínio Lógico 20
Planejamento e gestão de recursos hídricos 20
Irrigação localizada e por aspersão 40
Manejo da irrigação 20
Quimigação 20
Aspectos econômicos de projetos de irrigação 20
Qualidade de água para irrigação 20
Relação solo-água-planta-atmosfera e indicadores físicos da qualidade da água 20
Geoprocessamento aplicado a irrigação e drenagem 20
Monitoramento de parâmetros agrometeorológicos 20
Reuso de água na agricultura 20
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 40
Estágio ou Projeto de Intervenção 40
  360h

 

 

EMENTÁRIO

 

EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Processo de aquisição do conhecimento. Pensamento científico e ciência no mundo atual. Epistemologia da Ciência. A educação científica para a compreensão dos processos epistemológicos, metodológicos e ético-políticos envolvidos no conhecimento produzido pelo ser humano nas ciências empíricas. A função das descobertas, dos problemas, das hipóteses e teorias. Estabelecimento de relações entre concepções de Ciência e o fazer educativo.

 

ÉTICA PROFISSIONAL

A ética como valor de conduta na sociedade e no exercício profissional – reflexão e consequências. Análise da construção cultural de valores. A natureza e os fundamentos da ética profissional e suas problematizações.

 

RACIOCÍNIO LÓGICO

Tabela verdade. Proposições, equivalência lógica, lógica da argumentação, implicações lógicas e diagramas lógicos. Dedução, indução ou analogia. O Raciocínio Lógico na resolução de problemas lógicos, envolvendo sequências de figuras, palavras ou numéricas.

 

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

Conceitos básicos sobre recursos hídricos. Legislação relacionada a recursos hídricos e ambientais. Aspectos institucionais. Aspectos conceituais de gestão de recursos hídricos. Modelos de avaliação/gestão de recursos hídricos (MAGs). Instrumentos de gestão de recursos hídricos: outorga, cobrança pelo uso da água. Aspectos técnicos relacionados ao planejamento e manejo integrados dos recursos hídricos. Utilização de sistema de informações geográficas para o planejamento de recursos hídricos.

IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO

Métodos e sistemas de irrigação: aspersão, localizada, superfície e subsuperfície. Planejamento e impactos da irrigação. Hidráulica de linhas de irrigação pressurizadas: adutoras e linhas laterais.

Conceitos básicos da relação solo-água-planta. Métodos de manejo da irrigação: princípios e prática.

MANEJO DA IRRIGAÇÃO

Introdução. Manejo de irrigação. Atributos de solo e de planta requeridos para o manejo de irrigação. Equipamentos e metodologias utilizados para medida dos atributos de solo e planta. Resultados de pesquisa em horticultura irrigada.

 

QUIMIRRIGAÇÃO

Introdução. Principio geral do controle químico. Irrigação e quimigação foliar. Quimigação via pivô central. Fertigação. Características dos fertilizantes usados em fertirrigação. Insetigação. Fungigação. Herbigação. Sistema Notliada. Software aplicativo.

 

ASPECTOS ECONÔMICOS DE PROJETOS DE IRRIGAÇÃO

Panorama dos recursos hídricos no Brasil: principais bacias, disponibilidades, demandas e principais problemas. Fases de desenvolvimento da GRH no Brasil. Aspectos institucionais e legais: Leis Federais, Política Nacional de Recursos Hídricos, órgãos envolvidos, atribuições, responsabilidades. Organização e atuação de comitês de bacia hidrográfica. Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos no Brasil: Cobrança pelo uso da água e Outorga, zoneamento do solo e zoneamento ecológico econômico. Planejamento de recursos hídricos: Definições de planejamento integrado e informações necessárias. Métodos de análise multiobjetivo, participação dos usuários, análise econômica de custo-benefício e alocação de custos, análise financeira de projetos com aproveitamentos múltiplos, análise de custos e shadow prices. Análise de risco e incerteza no planejamento de recursos hídricos: medidas de confiabilidade e simulação com métodos estatísticos.

QUALIDADE DE ÁGUA PARA IRRIGAÇÃO

Qualidade da água para irrigação. Irrigação por superfície. Irrigação por aspersão. Irrigação por gotejamento. Manejo de irrigação. Fertirrigação. Drenagem: drenagem superficial, drenagem subterrânea, condutividade hidráulica. Sistematização de terrenos.

 

 RELAÇÃO SOLO-ÁGUA-PLANTA-ATMOSFERA E INDICADORES FÍSICOS DA QUALIDADE DO ÁGUA

Introdução e definição do sistema. A água. Água no solo. O sistema radicular das plantas e suas funções. Interface solo-raiz. Água na planta. Água na atmosfera. Balanço da água na planta. Absorção de água e crescimento de plantas submetidas a condições especiais.

 

GEOPROCESSAMENTO APLICADO A IRRIGAÇÃO E DRENAGEM

Conceitos básicos em agricultura de precisão. Sistemas de posicionamento global. Manejo localizado. Mapeamento de produtividade. Geoprocessamento aplicado. Geoestatística aplicada. Amostragem e análise de solos. Modelos matemáticos de simulação de crescimento de plantas. Sistemas de aplicação variável.

MONITORAMENTO DE PARÂMETROS AGROMETEOROLÓGICOS

Estudo dos processos físicos na atmosfera e as interrelações físico-fisiológicas a fim de poder-se estabelecer condições a produção agrícola dentro da realidade socioeconômica e ambiental do País.

REUSO DE ÁGUA NA AGRICULTURA

Importância da qualidade da água na agricultura irrigada. Diretrizes sobre a qualidade da água de irrigação: parâmetros físicos, químicos e biológicos. Problemas de salinidade e sodicidade. Problemas de infiltração. Problemas de toxidez e desequilíbrios nutricionais. Problemas de entupimentos de emissores, veiculação de doenças. Técnicas de uso de águas de qualidade inferior. Legislação sobre reuso de água. Benefícios potenciais e reais do reuso de água. Operações, processos e sistemas de tratamento de águas residuárias. Exemplos práticos de uso racional de águas residuárias no Brasil e no mundo..

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Desenvolvimento de uma pesquisa com apresentação em formato de artigo ou monografia ou maquete ou outro formato condizente com a formação desejada.

 

ESTÁGIO OU PROJETO DE INTERVENÇÃO

Contato do acadêmico nos espaços de atuação do profissional. Elaboração de um projeto de intervenção numa das áreas de formação profissional.

 

INSCREVA-SE

Informações e Inscrições na secretaria da faculdade ou através do e-mail: posfacitec@facitec.net

Rua Cirilo Barbosa n° 46, Centro – Janaúba – MG

Tel: (38) 3821 6566 ou (38) 3821 1070

 

 

 

Informação do curso

  • Investimento:
  • Denominação:
  • Modalidade:
  • Duração:
  • Nível:
  • Vagas/semestral:
  • Turno:
  • Regime:
  • Forma de Acesso:
  • Ênfases:
  • Sistema de Matrícula:
  • Local:

Professores do Curso