FACITEC
Endereço de e-mail:
facitec@soeducar.com.br
Número de telefone:
(38) 38216566
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta - 19h às 22h

Especialização em análises clínicas

Especialização em análises clínicas


ESPECIALIZAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS

Coordenação: Luciana Cardoso Nogueira Londe – Drª em Genética e Bioquímica – UFU

Duração 15 meses

Titulação Especialista em em  ANÁLISES  CLÍNICAS

Carga Horária: 360h

Modalidade Presencial

Previsão de início: Dezembro de 2017

Inscrição: R$ 90,00

Investimento: 1+14x 320,00

 

DOCENTE ARÉA DE PESQUISA
Poliane Osmira Rodrigues Sakon Mestre em ciências da nutrição
Luciana Cardoso Nogueira Londe Doutora em genética e bioquímica
Maria Lina de Santana Freitas Mestre em ciências da educação
Ilidiano Bráz Especialista em análise e perícia ambiental
Suzanne Ariadne de Souza Doutora em genética e melhoramento
Talita Antunes Doutora em ciências da saúde
Wesley Ferreira Roque Especialista em educação e matemática
Fernanda Alves Oliveira Mestre em biotecnologia

 

EMENTÁRIO

 

EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Processo de aquisição do conhecimento. Pensamento científico e ciência no mundo atual. Epistemologia da Ciência. A educação científica para a compreensão dos processos epistemológicos, metodológicos e ético-políticos envolvidos no conhecimento produzido pelo ser humano nas ciências empíricas. A função das descobertas, dos problemas, das hipóteses e teorias. Estabelecimento de relações entre concepções de Ciência e o fazer educativo.

 

GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR APLICADA ÀS ANÁLISES CLÍNICAS

A disciplina abordará conceitos sobre a estrutura dos ácidos nucléicos, replicação, transcrição e tradução da informação genética, além das mutações gênicas. Também serão abordados os fundamentos e aplicações das principais técnicas moleculares utilizadas no diagnóstico de doenças genéticas e infecciosas, na identificação humana e na tecnologia do DNA recombinante.

Apresentação aos alunos dos diversos métodos de diagnóstico molecular aplicado às análises clínicas de patologias, na medicina forense, terapia gênica e bioinformática.

 

BIOQUÍMICA APLICADA ÀS ANÁLISES CLÍNICAS

Análise de metabólitos bioquímicos que possibilitem auxiliar o diagnóstico e monitoramento de patologias relacionadas ao metabolismo glicídico, protéico, hidroeletrolítico, mineral e à função renal.

 

PARASITOLOGIA APLICADA ÀS ANÁLISES CLÍNICAS

Estudo morfobiológico de protozoários e helmintos de interesse em medicina humana no Brasil. Epidemiologia, diagnóstico laboratorial e profilaxia de protozooses e helmintoses de interesse em Saúde Pública. Técnicas de diagnóstico dos parasitas intestinais, sanguíneos e teciduais (protozoários, helmintos e artrópodos).

 

MICROBIOLOGIA APLICADA ÀS ANÁLISES CLÍNICAS

Patologia Clínica / Medicina Laboratorial; Definição e estatísticas do setor; Subespecialidades; Profissionais envolvidos; O laboratório de análises clínicas numa visão empresarial; Tendências atuais; Identificação e avaliação de riscos e perigos; História e Conceito de Microbiologia; Alguns trabalhos importantes ao longo dos séculos; Caracterização e classificação dos microrganismos; Taxonomia e nomenclatura ; Isolamento e caracterização de microrganismos; Cultura pura – o que é e como obter; Manutenção de culturas; Contagem e identificação de bactérias e fungos; Isolamento de aeróbios e anaeróbios; Identificação e cultivo de protozoários, algas e vírus; Ética e bioética aplicada às ciências da saúde; A filosofia prática; Maneiras de percebermos a moral; Ética e suas funções; Distinção entre normas éticas e morais; Definição e evolução da Bioética; Bioética clínica; Múltiplas abordagens.

 

CITOLOGIA ONCÓTICA

Estudo morfofisiológico de células provenientes de raspados ou aspirados de líquidos de cavidades ou de lesões sólidas a fim de diagnosticar alterações citopatológicas

 

TOXICOLOGIA

Abordagem dos principais elementos tóxicos ao organismo humano, visando ao diagnóstico das intoxicações.

 

HEMATOLOGIA

Visão geral da hematopoiese, levando-se em conta aspectos de sua origem, fatores reguladores, estrutura e alterações que poderão acometê-la.

Entendimento fisiopatológico dos distúrbios imuno-hematológicos para estabelecer o diagnóstico laboratorial preciso e garantia de qualidade em provas pré- transfusionais.

 

IMUNOLOGIA

Princípios de imunologia; Mecanismos de resistência; Antígeno (Ag) e Anticorpo (Ac); Complementos; Imunoprofilaxia; Vacinas; Soros; Imunohematologia; Diagnóstico imunosorológico de doenças infecto-parasitárias; O emprego dos testes sorológicos; Diagnóstico individual e coletivo; Técnicas imunosorológicas; Reações de aglutinação; Reações de precipitação – imuno difusão; Reação de imunoeletroforese; Reações de fixação do complemento; Reação de imunofluorescência; Ensaios imunoenzimáticos; Outras técnicas; Imunologia dos transplantes; Imunodeficiências; Autoimunidade; Tratamento de doenças autoimunes; Imunodeficiência.

 

MICOLOGIA APLICADA ÀS ANÁLISES CLÍNICAS

Classificação geral dos seres vivos. Reino Fungi: definição. Importância dos fungos. Micologia aplicada. Introdução à metodologia de exames micológicos em Laboratório de Análises Clínicas. Diagnóstico micológico das principais micoses humanas: superficiais, cutâneas, subcutâneas e sistêmicas (oportunistas e primários). Tratamento das micoses.

 

GESTÃO DE LABORATÓRIOS E CONTROLE DE QUALIDADE

Laboratórios clínicos; Regulamento técnico para laboratórios clínicos; Definições essenciais; Organização laboratorial; Procedimentos gerais; Regras técnicas básicas; Limpeza de material; Preparação de soluções; Sistema internacional de unidades de medidas; Padronização; Gestão e controle de qualidade; Gestão da qualidade para laboratórios de saúde; As Normas ISSO; Normas técnicas para laboratório de saúde; Certificação e Acreditação; Legislação Nacional; Objetivos, ensaio de proficiência e parâmetros de controle; Controle de qualidade em equipamentos, materiais e reagentes; Controle de qualidade de funcionários; Ergonomia em laboratórios; História e domínios; Riscos ergonômicos em laboratórios; CASES; Aplicação da gestão de custos; Definindo e classificando custos de qualidade; Sistema de Informação Laboratorial (LIS) e Sistema de Automação Laboratorial (LAS);Aplicação da ferramenta seis sigma.

 

BACTERIOLOGIA APLICADA ÀS ANÁLISES CLÍNICAS

História da bacteriologia; Morfologia e citologia; Morfologia bacteriana; Citologia; Fisiologia e crescimento bacteriano; Nomenclatura taxonômica; Cocos; Cocos gram-positivos; Cocos gram-negativos; Bacilos; Bacilos Gram-positivos; Bacilos Gram-negativos; Espiroquetas; Micobactérias; Características gerais; Diagnóstico laboratorial para Tuberculose e Hanseníase; Testes bioquímicos tradicionais para identificar diferentes espécies; Bioquímicos tradicionais; Testes automatizados e moleculares; Interpretação de resultados e laudos; Métodos de visualização e coloração.

 

VIROLOGIA APLICADA ÀS ANÁLISES CLÍNICAS

Vírus; Características gerais; Replicação de vírus; Vírus bacterianos – bacteriófagos; Vírus de doenças humanas; Vírus DNA; Vírus RNA; Infecções e hepatites virais; Síndrome da imunodeficiência adquirida – aids, viroides, príons e oncogênicos; AIDS; Viroides; Príons; Vírus oncogênicos; Diagnóstico laboratorial para vírus; Coleta de material; Isolamento de vírus; Identificação direta e indireta dos vírus; Ensaios Moleculares.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Desenvolvimento de uma pesquisa com apresentação em formato de artigo ou monografia ou maquete ou outro formato condizente com a formação desejada.

 

ESTÁGIO OU PROJETO DE INTERVENÇÃO

Contato do acadêmico nos espaços de atuação do profissional. Elaboração de um projeto de intervenção numa das áreas de formação profissional.

 

INSCREVA-SE

Informações e Inscrições na secretaria da faculdade ou através do e-mail: posfacitec@facitec.net

Rua Cirilo Barbosa n° 46, Centro – Janaúba – MG

Tel: (38) 3821 6566 ou (38) 3821 1070