FACITEC
Endereço de e-mail:
facitec@soeducar.com.br
Número de telefone:
(38) 38216566
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta - 19h às 22h

Especialização em fertilidade do solo e nutrição vegetal

Especialização em fertilidade do solo e nutrição vegetal


 

ESPECIALIZAÇÃO EM FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO VEGETAL

Coordenação: Luciana Cardoso Nogueira Londe – Drª em Genética e Bioquímica – UFU

Duração 15 meses

Titulação Especialista em Fertilidade do solo e nutrição vegetal

Carga Horária: 360h

Modalidade Presencial

Previsão de início: Dezembro de 2017

Inscrição: R$ 90,00

Investimento: 1+14x 320,00

DOCENTE ÁREA DE PESQUISA
Arley Portugal Doutor em solos e nutrição de plantas
Ilidiano Bráz Especialista em análise e perícia ambiental
João Batista Ribeiro Doutor em irrigação e drenagem
Luciana Cardoso Nogueira Londe Doutora em genética e bioquímica
Maria Lina de Santana Freitas Mestre em ciências da educação
Maurício Mendes Cardoso Mestre em produção vegetal do semiárido
Renata Aparecida Neres Farias Mestre produção vegetal do semiárido
Ricardo Carreiro Neto MBA em gestão empresarial
Joseilton Faria Silva Mestre em produção vegetal do semiárido
Ignacio Aspiazu Doutor em fitotecnia
Wesley Ferreira Roque Especialista em educação e matemática

 

 MATRIZ CURRICULAR

CONTEÚDOS CARGA HORÁRIA
Epistemologia do Conhecimento Científico 40
Mineralogia e química do solo 20
Gênese, morfologia e classificação dos solos 20
Relação solo-água-planta-atmosfera e indicadores físicos da qualidade do solo 20
Manejo e conservação dos solos 20
Microbiologia do solo 20
Fisiologia vegetal de plantas cultivadas 20
Nutrição mineral de plantas 20
Fertilidade dos solos 20
Uso e manejo de fertilizantes e corretivos 20
Experimentação agrícola 20
Recomendação de calagem e adubação 20
Geoprocessamento aplicado à pedologia 20
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 40
Estágio ou Projeto de Intervenção 40
360h

 

 

EMENTÁRIO

 

EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Processo de aquisição do conhecimento. Pensamento científico e ciência no mundo atual. Epistemologia da Ciência. A educação científica para a compreensão dos processos epistemológicos, metodológicos e ético-políticos envolvidos no conhecimento produzido pelo ser humano nas ciências empíricas. A função das descobertas, dos problemas, das hipóteses e teorias. Estabelecimento de relações entre concepções de Ciência e o fazer educativo.

 

MINERALOGIA E QUÍMICA DO SOLO

Propriedades Químicas dos Solos. Mineralogia das Frações do Solo. Relações entre as propriedades químicas e mineralógicas e a produtividade e sustentabilidade dos solos. Produtividade do Solo. Poluição do Solo. (Res. 157/07-CEP)

 

GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS

A disciplina de Gênese, Morfologia e Classificação de Solos (SOL 827) trabalha, inicialmente, a definição de solo e os fundamentos de petrografia aplicados a ciência do solo. Na seqüência, fatores de processos de formação dos solos são abordados, assim como os processos de intemperismo e noções básicas sobre mineralogia do solo. A morfologia do solo é amplamente discutida em aulas teóricas e práticas. Sistemas de classificação taxonômicos são apresentados e amplamente utilizados na forma de exercícios práticos. Os solos e suas relações com a paisagem do Rio Grande do Sul e do Brasil também são trabalhados.

RELAÇÃO SOLO-ÁGUA-PLANTA-ATMOSFERA E INDICADORES FÍSICOS DA QUALIDADE DO SOLO

Introdução e definição do sistema. A água. Água no solo. O sistema radicular das plantas e suas funções. Interface solo-raiz. Água na planta. Água na atmosfera. Balanço da água na planta. Absorção de água e crescimento de plantas submetidas a condições especiais.

MANEJO E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS

O Solo e a água como recursos naturais renováveis. Erosão e conservação do solo e da água. Mecanismos e fatores que afetam a erosão. Impactos ambientais da erosão do solo. Predição de erosão do solo. Práticas de controle da erosão. Manejo conservacionista do solo e da água. Papel da matéria orgânica na conservação do solo. Manejo de microbacias hidrográficas. Planejamento de uso da terra. Aptidão agrícola das terras.

MICROBIOLOGIA DO SOLO

Microbiologia do solo em perspectiva. O solo como habitat para organismos. A comunidade microbiana dos solos. Ecologia dos micro-organismos do solo. Ecofisiologia da rizosfera. Metabolismo microbiano. Biodegradação. Transformação do carbono e a matéria orgânica do solo. Transformações do nitrogênio no solo. Fixação biológica do nitrogênio. Transformação do fósforo no solo. Micorrizas. Transformações do enxofre e outros elementos no solo. Introdução ao estudo da biologia do solo. Fauna do solo: Artrópodes; Aracnídeos; Miriápódos; Nematóides não fitopatogênicos; Moluscos; oligoquetas; crustáceos e outros organismos do solo. Biodiversidade. Raízes de vegetais superiores.

FISIOLOGIA VEGETAL DE PLANTAS CULTIVADAS

Introdução ao estudo vegetal. Água na planta. Nutrição mineral de plantas. Fotossíntese e respiração. Translocação de solutos nas plantas. Metabolismo secundário de plantas. Crescimento e desenvolvimento das plantas

NUTRIÇÃO MINERAL DE PLANTAS

Elementos essenciais – critérios de essencialidade. Absorção iônica pelas plantas, transporte e redistribuição. Absorção iônica radicular – mecanismos e fatores que afetam. Absorção iônica e foliar – mecanismos, fatores que afetam e adubação foliar. Transporte e redistribuição dos nutrientes nas plantas. Os elementos minerais, úteis e tóxicos. Exigências nutricionais das plantas. Funções dos macronutrientes e dos micronutrientes. Avaliação do estado nutricional das plantas.

FERTILIDADE DOS SOLOS

Elementos essenciais as plantas. Propriedades físico-químicas do solo. Transporte de nutrientes no solo. Reação do solo. Calagem e gessagem. Macronutrientes e micronutrientes no solo. Avaliação da fertilidade do solo. Recomendação de fertilizantes inorgânicos e orgânicos. Absorção  iônica radicular e foliar. Adubação foliar. Avaliação do estado nutricional das plantas.

USO E MANEJO DE FERTILIZANTES E CORRETIVOS

Fertilizante: conceito, terminologia, legislação, produção e consumo no Brasil. Obtenção. Características físicas e químicas e ação fertilizante e manejo de corretivos e fertilizantes N,P,K, Ca, Mg, S e micronutrientes. Adubos orgânicos naturais e fertilizantes de disponibilidade controlada: ação fertilizante e manejo. Fertilizantes mistos, complexos e misturas. Fertilizantes foliares e fluídos: soluções e suspensões. Instalação e condução de experimentos.

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA

  • Introdução: importância da ciência e tecnologia; • Experimento: conceito e características; • Princípios básicos de experimentação: casualização, repetições, viés, precisão, generabilidade, exeqüibilidade; • Delineamentos experimentais: inteiramente causalizado, blocos causalizados e quadrado latino • Experimentos fatoriais: parcelas subdivididas, fatoriais fixos, mistos e aleatórios, aninhamento/hierarquia; • Mensuração de dados: medidas, variabilidade, contrastes e comparações, números desiguais de repetições • Tratamento, unidade experimental • Coeficiente de variação • Fator de determinação • Análise de variância e testes de hipóteses • Planejamento, análise e interpretação de experimentos • Programas de computador para análise de dados experimentais (excel, SISVAR E BioStat) • Projeto de Pesquisa • Relatórios e artigos científicos.

RECOMENDAÇÃO DE CALAGEM E ADUBAÇÃO

Avaliação de metodologias de recomendação de uso de adubação, calagem e matéria orgânica. Estudo dos principais adubos químicos e orgânicos. Formulação de adubos.

 

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À PEDOLOGIA

Bases conceituais e teóricas. Sistemas de informações geográficas (SIG). Métodos de abstração, conversão e estruturação em SIG. Potencial das técnicas de Geoprocessamento para a representação de fenômenos e modelos ambientais. Instrumentalização de técnicas do Geoprocessamento. Atividades práticas.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Desenvolvimento de uma pesquisa com apresentação em formato de artigo ou monografia ou maquete ou outro formato condizente com a formação desejada.

 

ESTÁGIO OU PROJETO DE INTERVENÇÃO

Contato do acadêmico nos espaços de atuação do profissional. Elaboração de um projeto de intervenção numa das áreas de formação profissional

 

INSCREVA-SE

Informações e Inscrições na secretaria da faculdade ou através do e-mail: posfacitec@facitec.net

Rua Cirilo Barbosa n° 46, Centro – Janaúba – MG

Tel: (38) 3821 6566 ou (38) 3821 1070