FACITEC
Endereço de e-mail:
facitec@soeducar.com.br
Número de telefone:
(38) 38216566
Horário de funcionamento
Segunda à Sexta - 19h às 22h

Especialização em perícia criminal e biologia forense

Especialização em perícia criminal e biologia forense


ESPECIALIZAÇÃO EM PERÍCIA CRIMINAL E BIOLOGIA FORENSE

Coordenação: Luciana Cardoso Nogueira Londe – Drª em Genética e Bioquímica – UFU

Duração 15 meses

Titulação Especialista PERÍCIA CRIMINAL E BIOLOGIA FORENSE

Carga Horária: 360h

Modalidade Presencial

Previsão de início: Dezembro de 2017

Inscrição: R$ 90,00

Investimento: 1+14x 320,00

DOCENTE ÀREA DE PESQUISA
Luciana Cardoso Nogueira Londe Doutora em genética e bioquímica
Maria Lina de Santana Freitas Mestre em ciências da educação
Ilidiano Bráz Especialista em análise e perícia ambiental
Suzanne Ariadne de Souza Doutora em genética e melhoramento
Bruno Freitas Especialista Direito penal e processo penal
Diogo Nogueira Especialista em ortodontia
Wesley Ferreira Roque Especialista em educação e matemática
Talita Antunes Doutora em ciências da saúde
Fernanda Alves Oliveira Mestre em biotecnologia

 

 MATRIZ CURRICULAR

CONTEÚDOS   CARGA HORÀRIA
                               Epistemologia do Conhecimento Científico 40
Perícia papiloscópica 20
Toxicologia forense 20
Informática forense 20
Biologia forense 20
Estrutura legal processual da prova material 20
Anatomia aplicada às habilidades penais 20
Fotografias especializadas a identificação legal médica 20
Odontologia legal 40
Biologia molecular forense 20
Química forense 20
Perícia e comportamento criminal 20
Medicina legal 20
Fonética forense 20
Acidentes 20
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 40
Estágio ou Projeto de Intervenção 40
TOTAL DE HORAS/AULA   400h

 

 

EMENTÁRIO

 

EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO– 40h

Processo de aquisição do conhecimento. Pensamento científico e ciência no mundo atual. Epistemologia da Ciência. A educação científica para a compreensão dos processos epistemológicos, metodológicos e ético-políticos envolvidos no conhecimento produzido pelo ser humano nas ciências empíricas. A função das descobertas, dos problemas, das hipóteses e teorias. Estabelecimento de relações entre concepções de Ciência e o fazer educativo.

INFORMÁTICA FORENSE– 20h

Legislação aplicada aos crimes de informática (resumo). Características básicas de um local de crime de informática: levantamento de informação, organização de equipes, coleta de vestígios, embalagem retirada e transporte de equipamento apreendido, simulação assistida. Noções de Hardware: categorias de computadores, desmontagem e montagem de microcomputadores e periféricos. Identificação externa: identificação do estado do material questionado, verificação e identificação de mídias, descrição do gabinete, de mídias externas, dos periféricos e das interfaces. Identificação interna: identificação da aparência, marca, modelo, número de série e capacidade dos equipamentos, descrição do disco rígido, da placa de CPU, do processador, da memória RAM, das placas controladoras e dos periféricos internos. Noções do sistema operacional MSDOS: introdução, sistema de arquivos, formatação lógica e física, particionamento de disco, tabela de alocação de arquivos (FAT), diretórios, processo de iniciação e ferramental de apoio. Espelhamento: tipos de espelhamento, uso de ferramentas de apoio, espelhamento de mídias, verificação de integridade da data/hora e verificação de senha de acesso. Noções do sistema operacional Windows: introdução, arquivos de configuração, configuração e carga do ambiente, visão geral da disposição do S.O. no disco. Análise de dados: recuperação de arquivos apagados/danificados, recuperação de fragmentos de arquivos, verificação de manipulação pós-apreensão, verificação de bombas lógicas, procedimento de busca orientada a caracteres, procedimento de busca por padrões e estruturas, MS-Office, navegadores e correio eletrônico e ferramental de apoio.

BIOLOGIA FORENSE– 20h

Entomologia Forense: História da Entomologia Forense, Grupos de insetos de importância forense, Tanatologia Forense, Estimativa entomológica do IPM, Entomotoxicologia, Estudos de caso. Genética Forense: Genética e genômica, genética de populações, identificação por DNA -Aplicações – Estudos de caso.

ACIDENTES – 20h

Introdução. Conceitos e termos técnicos. Legislação. Classificação dos acidentes de trânsito. Causas determinantes de acidentes de trânsito. Estudo da dinâmica dos acidentes de trânsito. Características e condições da via. Condições do veículo. Falhas associadas aos condutores. Análise das avarias. Observação e interpretação dos vestígios de um acidente de trânsito. Marcas pneumáticas. Sulcagens e fricções. Fragmentos. Cadáveres. Outros vestígios. Estimativas de tempos e velocidades. Pontos de percepção, reação, colisão, não escapada e repouso final. Estudo de caso.

PERÍCIA PAPILOSCÓPICA E REPRESENTAÇÃO FACIAL HUMANA– 20h

Histórico da papiloscopia, tipos fundamentais, pontos característicos algumas técnicas aplicadas e reagentes químicos. Retrato falado, projeções de envelhecimento, uso de disfarces e prosopografia.

QUÍMICA FORENSE– 20h

Aplicação da Química, Farmacologia e Toxicologia na elucidação e materialização de crimes envolvendo tráfico de entorpecentes, falsificação e contrabando de agrotóxicos, medicamentos, bebidas e adulteração de combustíveis. Legislação pertinente.

ESTRUTURA LEGAL PROCESSUAL DA PROVA MATERIAL– 20h

Apresentação técnico-processual da prova na teoria geral do processo: conceito, objeto e finalidade. As provas em espécie e suas correlações. A prova pericial: procedimentos, modalidades e figuras afins. O Perito: atribuições, responsabilidades e impedimentos. Legislação aplicada a Perícia Criminal. A prova nas Cidades Digitais. Identidade e Identificação. Questões de ordem prática.

TOXICOLOGIA FORENSE– 20h

Estudo dos métodos de análise empregados em toxicologia, seus fundamentos e aplicações. Monitorização terapêutica, monitorização ambiental e biológica, análises toxicológicas de emergência, análise forense e diagnóstico da exposição a solventes, gases, metais e agrotóxicos.

 

ANATOMIA APLICADA ÀS HABILIDADES PENAIS– 20h

Bases estruturais, repercussões funcionais e correlações anátomo-clínicas dos sistemas às habilidades penais.

FOTOGRAFIAS ESPECIALIZADAS A IDENTIFICAÇÃO LEGAL MÉDICA– 20h

Introdução e conceitos básicos. Características e tipos de fotografias. Câmaras aéreas. Tomada das fotografias. Paralaxe. Estereoscopia. Foto triangulação. Restituição Aerofotogramétrica. Mosaico. Ortofotografias. Fotointerpretação: conceitos e técnicas. Fases e elementos de reconhecimento.

ODONTOLOGIA LEGAL– 20h

Odontologia legal: conceito, importância e finalidades. Importância das perícias odontolegais. Lesões corporais na área odontológica. Exercício legal e legal da profissão. Deontologia e Diceologia Odontológica. O Cirurgião-Dentista frente às relações de trabalho.

BIOLOGIA MOLECULAR FORENSE– 20h

Introdução à Biologia Molecular Forense e à atividade pericial. Fundamentos de biologia molecular: estrutura e propriedades dos ácidos nucléicos, replicação do DNA, transcrição e tradução. Coleta, preparação de amostras e extração de ácidos nucléicos. Marcadores e técnicas moleculares utilizados na área forense: hibridização de ácidos nucleicos (RFLP, alelos VNTR), a reação em cadeia da polimerase e suas variações (multiplex, nested, semi-nested, RT-PCR, RAPD, AFLP, alelos STR), eletroforese de DNA, PCR em Tempo Real, sequenciamento de DNA. Softwares e análises estatísticas aplicadas à genotipagem. Aulas práticas envolvendo simulação de local de crime contra a vida, extração de ácidos nucléicos e técnicas moleculares para a identificação de suspeitos.

PERÍCIA E COMPORTAMENTO CRIMINAL– 20h

Histórico da Psicologia Jurídica. Conhecimentos básicos de teoria de personalidade. Bases teóricas da psicologia sócio-cognitiva. O crime e o comportamento criminal. As psicopatologias. Perícia psicológica forense. Os perfis criminais e as provas periciais. Casos especiais de serial killers, psicopatia ou sociopatia;

MEDICINA LEGAL– 20h

Introdução ao Estudo da Medicina Legal; A aplicabilidade da Medicina na prática do Direito Penal; Conhecimentos da Traumatologia Forense, Tanatologia e Sexologia Forense; Crimes Sexuais; Estudo da Psiquiatria Forense, doenças e perturbações mentais e as suas consequências na aplicação da pena; Pericias e Peritos; Lesões corporais leves, graves e gravíssimas; Identificação e distinção de Homicídios, suicídios e acidentes; Documentos médico-legais; Antropologia Forense

FONÉTICA FORENSE– 20h

Identificação de crimes a partir da fonética

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – 40h

Desenvolvimento de uma pesquisa com apresentação em formato de artigo ou monografia ou maquete ou outro formato condizente com a formação desejada.

ESTÁGIO OU PROJETO DE INTERVENÇÃO– 40h

Contato do acadêmico nos espaços de atuação do profissional. Elaboração de um projeto de intervenção numa das áreas de formação profissional.

 

INSCREVA-SE

Informações e Inscrições na secretaria da faculdade ou através do e-mail: posfacitec@facitec.net

Rua Cirilo Barbosa n° 46, Centro – Janaúba – MG

Tel: (38) 3821 6566 ou (38) 3821 1070