Histórico

A SOEDUCAR/FACITEC é uma Associação civil sem fins lucrativos com sede e foro à Rua Cirilo Barbosa Nº 18, centro, na cidade de Janaúba, Estado de Minas Gerais, criada em 28 de agosto de 2003.

A SOEDUCAR/FACITEC possui consolidada experiência com o ensino médio e técnico-profissionalizante, mantendo cursos de formação em Técnico de Enfermagem, Técnicos de Segurança do Trabalho, Técnico de Farmácia, Técnico de Informática, Técnico de Química, Técnico de Fruticultura, Técnico de Edificações, Técnico de Mineração e Técnico de Açúcar e Álcool em parceria com o PRONATEC e PEP (PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DE MINAS GERAIS). Desenvolveu junto ao MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO e SECRETARIA DO TRABALHO E EMPREGO DE MINA GERAIS o programa JUVENTUDE CIDADÃ, nas cidades de Janaúba, Porteirinha e Verdelândia, capacitando jovens e adolescentes para o mercado de trabalho com vários cursos profissionalizantes.

A opção pela oferta de cursos superiores é conseqüência natural do desdobramento das ações da SOEDUCAR/FACITEC, e está vinculada à ampliação do espectro de atendimento e interesse pelas classes populares no que concerne à necessidade de aprimoramento de sua formação profissional, como estratégia para favorecer o acesso aos bens simbólicos e materiais que instrumentalizam para a inserção social consciente.

Por seu turno, a constituição da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Janaúba, instituição mantida, está diretamente ligada à natureza das ações que instituíram sua mantenedora, no que se relaciona ao projeto político de atuar na cena contemporânea, a partir de referenciais predisponentes à crítica e à transformação social. Considera-se ainda os desafios da implementação de um modelo de desenvolvimento adequado às condições regionais, particularmente em respeito às suas peculiaridades culturais e à urgência da superação dos fatores naturais e culturais que até aqui se apresentaram como empecilhos ao desenvolvimento auto-sustentado da região.